Trata-se do “Leitura no Coração da Escola”, projeto da Secretaria de Educação de Atibaia que entregou 4 mil livros de literatura infantil de escritores conceituados como Ziraldo, Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. tem o objetivo de tornar a leitura nas salas de aula formar o encantamento na comunidade o projeto gera resultados a população que prevê ensino de qualidade para crianças que realmente precisa a lei foi aprovada e divulgada pelos cidadões. para que a leitura se torne parte do dia-a dia das crianças,quando entregamos um livro a uma criança entregamos a elas a oportunidade de conhece, o mundo através da leitura. todas as escolas teria que adota essas normas de aprendizagem.
objetivo do blog
Nosso blog tem como objetivo, incentivar as crianças com uma leitura lhe mostrando os melhores contos infantis
domingo, 27 de novembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011


Postado por: literatura infantil
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Texto e imagem
Fonte: Guia prático para professores de Educação Infantil

Afinal, o que é Literatura Infantil?

vantade de lê.
Postado por Literatura Infantil, 24/11/11
domingo, 20 de novembro de 2011
leitura infantil

a importância da leitura infantil

![]() Os livros infantis divertem, emocionam, inspiram. Escolher os melhores para ler com o filho, ou para ele se aventurar sozinho, está longe de ser uma tarefa simples. Todos os anos são lançados, em média, 2 mil títulos. Essa avalanche se traduz em adultos indecisos nas livrarias. Levo este ou aquele? Qual o ideal para a idade dele? Para facilitar sua vida, elegemos os melhores livros para crianças. E o grande campeão foi Reinações de Narizinho. |
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Lançamentos da Editora FTD
Galeria de fotos - Lançamentos da FTD em BH
Data: 17/11/2011
Área: Notícias Editora
O início deste mês de novembro foi recheado de lançamentos em literatura.Os autores Ronaldo Simões Coelho e Alexandre Guimarães (no dia 5) e Ana Carolina Neves (no dia 6) receberam os leitores para um bate-papo e sessão de autógrafos de seus livros Macaquinho, Um gole, uma palavra e Pantanáutilus, respectivamente.
Fonte: Site Editora FTD
domingo, 13 de novembro de 2011
Literatura infantil para deficientes visuais

Fonte: Revista Crescer novembro 2011 - ED. 216
"A primeira tarefa da Educação é ensinar a ver
As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor"
As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor"
(Rubem Alves)
"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma." (Louis Braille)
Postado por: Literatura infantil
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Desenhos ensinam palavras até em mandarim para crianças em idade pré-escolar
Felipe Branco Cruz - Jornal da Tarde
Especialistas em educação infantil afirmam que a criança em idade pré-escolar é capaz de aprender duas línguas e que esse aprendizado é benéfico, desde que seja acompanhado pelos pais e não seja forçado. "A criança que ainda não sabe ler nem escrever associa a palavra a uma imagem", explica a professora da PUC-SP Maria Angela Barbato Carneiro, especialista em brinquedos e área lúdica. "Por exemplo, a criança aprende que, com a disposição de letras de uma certa forma, é possível escreve seu nome. Mas se separarmos as letras, ela não vai saber rearranjar novamente."


Bilingue, 'Dora, A Aventureira' viaja pelo mundo
Clássicos da literatura infantil são recontados em telas no museu
A exposição é aberta ao público e ficará no museu até o dia 10 de novembro.
Divulgação ![]() As histórias de Charles Perrault continuam percorrendo várias gerações |
Da redação
As histórias infantis “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “O Gato de Botas” são bastante conhecidas da criançada e de quem um dia já foi criança. O escritor responsável por essas obras foi o francês Charles Perrault, homenageado no Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca. A mostra com diversos painéis sobre alguns livros do escritor ficará exposta até o dia 10 de novembro.
A escolha pelo tema se deve à comemoração ao Dia das Crianças. A exposição é aberta ao público e escolas interessadas em agendar um horário no museu para visitação podem ligar para 3322-5770.
Entre no link e Conheça o escritor Charles perraut, escritor destes e outros contos infantis.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Literatura em Libras estimula inclusão e desenvolvimento de crianças surdas
Histórias impressas e vídeos em Libras instigam memória e vocabulário.
"Realfabetização" dos pais é importante para a criança se sentir acolhida
Histórias impressas e vídeos em Libras instigam memória e vocabulário.
"Realfabetização" dos pais é importante para a criança se sentir acolhida
Fernanda Bresci Do G1 MG
Histórias em formato impresso ou digital estimulam o vocabulário e o ganho de habilidades para crianças surdas. As narrativas traduzidas ou adaptadas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) são ainda mais indicadas, segundo especialistas. Para a professora e coordenadora do Núcleo de Libras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Elideia Bernadino, o contato com a Libras deve ser incentivado desde cedo. “O quanto antes [a criança] tiver contato com a Libras, melhor pra ela, porque vai ajudar no desenvolvimento cognitivo e ela vai adquirir uma língua cedo. O aprendizado da Libras não vai interferir no aprendizado do português”, afirma. Ainda segundo a pesquisadora, as expressões corporais e faciais do intérprete que conta uma história transmitem sentimentos que ajudam na integração e no desenvolvimento das crianças da comunidade surda. “Vários surdos falam comigo: ‘português não tem emoção como a Libras’. Na Libras, a criança sente a emoção narrada”.postado: por literatura infantil
Fernanda Bresci Do G1 MG


Ainda segundo a pesquisadora, as expressões corporais e faciais do intérprete que conta uma história transmitem sentimentos que ajudam na integração e no desenvolvimento das crianças da comunidade surda. “Vários surdos falam comigo: ‘português não tem emoção como a Libras’. Na Libras, a criança sente a emoção narrada”.
postado: por literatura infantil
Prémio Goncourt
França
Escritor Alexis Jenni venceu o Prémio Goncourt
02.11.2011
Alexis Jenni, revelação da rentrée literária deste ano em França, recebeu o Prémio Goncourt pelo livro "L'Art français de la guerre", publicado pela Gallimard
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Cultura
Edição de outubro do jornal Cândido discute a literatura infantojuvenil - 10/10/2011 11:22
A edição de outubro do jornal Cândido, publicação mensal da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), já está circulando. A capa é dedicada à literatura infantojuvenil. Autores consagrados como Ana Maria Machado e Ricardo Azevedo, best-sellers nacionais entre o público infantil, discutem o papel da literatura com a chegada das novas tecnologias, a democratização da internet e das mídias socia.
Apresentado no Porto o novo livro de Alexandre Parafita
Numa organização da editora Trampolim e da livraria Salta Folhinhas, especializada em literatura infantil, teve lugar na manhã do passado Sábado (29 de Outubro), no Porto, a sessão de lançamento do novo livro de Alexandre Parafita “Contos de Animais como contaram aos pais dos nossos pais”, ilustrado por Rui Pedro Lourenço.A apresentação foi feita pelo professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Fernando Azevedo, também investigador de literatura infantil, que realçou os aspectos didácticos e pedagógicos da obra assentes na simbologia de uma fabulística com muito para encantar e dizer às crianças. Louvou igualmente o esforço de recuperação da memória oral, com homenagem às fontes narradoras, identificadas como oriundas dos concelhos de Vinhais, Sabrosa, Macedo de Cavaleiros e Vila Real. |
Evento RS/Nov – Literatura Juridica Infantil
Data: 08/11/2011
Horário:19h30min
Local: Saraiva do Praia de Belas
Tema: Literatura Juridica Infantil
Objetivo: Apresentar com a literatura infantil pode colaborar na conscientização da criança nos mais diversificados ramos jurídicos. Despertar a conscientização dos direitos da criança colaborando na formação cívica à luz do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
Assinar:
Postagens (Atom)